Monday, September 18, 2006

Dia 12


Fui pra faculdade de manhã, tentar abrir conta no Royal Bank of Scotland (cuja sigla é RBS) que tem lá no campus. Fui até o Departamento de Ligações Internacionais e peguei uma carta que eles fazem pra gente entregar pro gerente do banco, confirmando que somos estudantes da Queen Margaret. Fui lá e o banco ainda tava fechado, então, fui campear a biblioteca - e é difícil de achar. Cheguei lá, dei um caminhada, não é muito grande... sentei em frente a um dos computadores e fui configurar minha senha de acesso à biblioteca no campus, porque eu só tinha configurado a senha de acesso fora do campus. Fiquei ali, fazendo um tempo, olhando e-mail. Quando eram 10 horas, voltei até o banco. Foi bem tranqüilo, entreguei a carta, mostrei passaporte, preenchi formulário... tudo normal. Só tenho que esperar 7 dias pra conta ficar ativa e eu marcar pra fazer os pagamentos da faculdade e do aluguel em débito...
Passei na União pra ver o que tinha, era uma "Feira dos Calouros". Saí de lá cheia de sacolas e folhetos de pubs, danceterias, revistas, agências de viagem... pelo menos, ganhei um monte de brindes! Desde absorventes até balinhas... hehehehehe.
Voltei pra casa, almocei e saí de novo. Fui até a Galeria Nacional pra ver a exposição do Ron Mueck, artista plástico australiano que ficou famoso por suas esculturas de pessoas em tamanho gigante ou muito pequeno. O cara é realmente o máximo! Fiquei muito impressionada com os detalhes absurdos das esculturas, tais como poros na pele, imperfeições, rugas, pêlos de tamanhos, texturas e cores diferentes, as cores da pele, veias, marcas, tudo! É muito impressionante mesmo!! Não fosse o tamanho surreal das obras, passariam por pessoas de verdade. O legal é que tinha um videozinho numa sala, mostrando como ele faz as esculturas. Ele primeiro faz uma série de desenhos e maquetes até chegar à idéia final. Depois, modela em argila a escultura com todos os detalhes. Em seguida, aplica um molde na argila, feito de silicone e fibra de vidro. Depois de secar, ele retira o molde e aí temos as esculturas que vemos expostas... a argila só serve pra molde, mesmo. É na fibra de vidro que ele faz os testes de cor e textura e depois dá os toques finais, como olhos e cabelos, que ele insere fio por fio. Os olhos são feitos de acrílico. É muito legal! Vale a pena ir a essa exposição! Pena que não dava pra tirar fotos...
Saí da Galeria e dei uma caminhada pela cidade velha... fui no Museu do Bank of Scotland, que lembra o Santander Cultural lá de Porto Alegre, e que tinha sido inaugurado aquele dia(!), depois fui na Catedral de Saint Giles. Muito linda, imponente, tem uma coroa na cúpula, muito legal. Só que tinha que pagar um dízimo pra tirar fotos dentro da igreja... e eu não tava a fim!
Depois, começou a chover e voltei pra casa, ler e descansar...

No comments: