Sunday, September 10, 2006

E passada uma semana...


Bom, pessoas, estou em divida com vcs. Mas td se resolve: vou postar aqui como foi, em detalhes e sem acentos, a minha primeira semana em Edimburgo. Primeiras impressoes: o povo eh muito simpatico, muito educado com desconhecidos, mas levemente porquinho... tem uma quantidade consideravel de lixo nas ruas, infelizmente. Telefonar pro Brasil eh muito caro. Frutas tb sao caras - obvio. A cidade velha eh maravilhosa! A gente tem que levantar a macaneta de um jeito estranho pra chavear a porta. Nao tem chaleira normal na casa que eu moro, soh eletrica, o q complica bastante na hora do mate, pq a dita-cuja nao chia! Alias, eu esqueci minha bomba em Porto Alegre, ateh tentei tomar chimarrao de canudinho, mas eh ruim... fico aguardando a minha pelo correio. Ah, e fez sol e calor a semana inteira, viu, seus agourentos?!!! hehehehe... Vamos aos detalhes, entao...


Dia 1

Eu vou considerar o primeiro dia com sendo dois, tah? Sai de Porto Alegre as 8h da manha... confesso que quando o aviao levantou voo e eu vi a cidade de cima talvez pela ultima vez em uns dois a tres anos, chorei. Comecou a cair a ficha ali. Cheguei a Sao Paulo por volta das 9h30 e nao encontrei meu (melhor) amigo Liandriiinho (ele ainda me mata por isso), com quem eu tinha marcado. Liguei pra ele, tava no metro, indo pro aeroporto. Conseguiu chegar lah quase as 11h... hehehehe. Sampa eh grande demais! Almocamos uma suculenta pizza hut e fui pra fila interminavel do guiche da Air France... e quando eu quase alcancava o ponto do check in, um rapaz da companhia me deu a noticia que eu pagaria U$ 150 por uma mala a mais que eu queria despachar... (esqueci de mencionar que em POA eu paguei R$90 de excesso de bagagem)! Pra evitar o excesso de dolares, sai da fila, abri a mala e tentei tirar dela td o que era cosmetico e enfiar nas outras, pois em funcao dos ataques terroristas, tais produtos nao sao mais permitidos na bagagem de mao. Voltei pra fila. Fizemos mais um tempinho, tomamos um cafe e embarquei, deixando agora o Brasil. O voo foi tranquilo, gostei muito da companhia. Cada poltrona tem um monitorzinho proprio, a gente pode escolher o filme que quer assistir ou a musica que quer escutar. Tb tem joguinhos! Assisti "Missao Impossivel 3" e "Os Sem-Floresta". Bonzinhos os dois. A comida a bordo era muito boa... nada como um voo internacional pra se recuperar das barrinhas de cereal co amendoim! hehehehehe... q preconceito.
Enfim, aterrissei na Franca as 8h30 da manha da setxa-feira, dai 1/9/06. Desci do aviao cansada e precisando demais de um banheiro. Depois de aliviada, fui procurar ajuda, pois o tal Charles de Gaulle eh um lugarzinho estranho... os dois primeiros funcionarios que encontrei nao falavam (ou nao queriam falar, sabe como sao esses franceses) ingles. A terceira moca nao me deixou sair do pavilhao onde eu estava e me mandou direto pra fila do embarque dos voos pro Reino Unido - mas meu voo era as 16h45! Sem conversa, vai pra fila! E era grande a fila! Mais uma horinha ali, passa em raio x, abre mala, mexe na mala, fecha a mala... a policia tava pedindo pra galera tirar ateh sapato e cinto! Bom, passada essa fase, vi-me no setor de embarque com algumas lojas caras, alguns telefones, lugares pra comer e nenhum cybe cafeh - soh pontos de internet sem fio! Comprei um cartao pra ligar pra casa. E esperei. Comi, ouvi musica e esperei. Ateh chamarem pro embarque do meu voo pra Edimburgo. Entra na fila, abre mala, mexe na mala, fecha a mala. Desce escada, pega onibus e da uma volta no aeroporto inteiro. Embarca no teco-teco... e dorme! Dormi uma boa meia hora... e quando acordei, surpresa! Ainda estavamos em Paris! O voo atrasou 45 minutos... e eu nao tinha como avisar o meu colega de casa, que ia me buscar em Edimburgo... paciencia. Quando finalmente decolamos, dormi de novo. E acordei a tempo de ver um rabinho do Canal da Mancha e as primeiras estradas britanicas, "viradas". A partir dai, comecei a me sentir mais aliviada e inquieta ao mesmo tempo. Aterrissamos em Edimburgo por volta das 18h30. Cansada, fedida e com milhares de quilos de malas, fui saudada por uma propaganda do Royal Bank of Scotland, em cujo banner lia-se a frase "Make it happen" (faca acontecer). Pensei em toda a jornada pela qual passei ateh chegar aqui e me senti vitoriosa! Achei um computador, peguei o numero do meu colega, doravante Gareth, e liguei pra perguntar como fazia pra chegar na casa. E ele, que jah tinha estado no aeroporto e tinha voltado pra casa, foi me buscar. Muito legal! Chegamos em casa e eu pude finalmente tomar um banho e relaxar um pouco. A casa nao eh grande, meu quarto eh minusculo, mas eh boa. Muito bonitinha e bem decorada e tem tudo o que eh necessario.
Fui jantar tradicionalmente num fish and chips (peixe frito com batata frita) e me senti dentro de um livro-texto daqueles que eu usava pra dar aula. Boa a comida, mas extremamente gordurosa! E fui dormir, depois de ligar pra mamae. Assim foi meu primeiro dia na Escocia.

No comments: