Monday, September 18, 2006

Dia 13


Quarta-feira era o dia do tour literário, tínhamos combinado de nos encontrar às 13h em frente a um pub chamado Beehive Inn, na rua Grassmarket. Como eu não sabia onde era, peguei meu mui estimado e já amassado mapa e olhei lá. Não era longe da Princes Street, ficava na cidade velha. Peguei - adivinhem - o 26 e fui até o centro. Desci no início da Princes Street e subi a rua que tem ao lado, que eu não lembro o nome, que passa por uma igreja e pelo cemitério (lindo!). Continuei subindo a rua, passei por baixo de uma ponte e pelos fundos do castelo, até chegar a Grassmarket, uma ruazinha curta e charmosa, lotada de restaurantes, um coladinho no outro. Como ainda era cedo (fui cedo pro caso de me perder e ter tempo de me achar), sentei num banco da praça que tinha no meio da rua com a minha Orestéia e fiquei lendo por uma meia hora. Aí, resolvi comer... mas achei que em qualquer restaurante daqueles seria caro, então fui num cachorro-quente da esquina, mesmo. Bonzinho, mas sem graça... pão, salsicha, ketchup e cebola... só. Depois de comer, resolvi dar uma caminhada rua acima e descobri outra ruazinha, West Bow, que é a rua dos antiquários. Tem cada coisa maravihosa nas vitrines... tb achei lá um pub chamado Finnegan's Wake, que deve fazer parte do tour literário...
Voltei até o Beehive Inn e encontrei com alguns colegas que recém tinham chegado. Algumas das gurias entraram no pub pra pegar uma bebida (já) e eu fiquei na calçada, conversando com a Lorna e com a Fiona caloura. Descobri que, ao contrário do que eu imaginava, a Lorna não suporta o Anthony e ela tava comemorando que ela ia passar o dia sem vê-lo. Em seguida, chegou a Fiona formanda e, muito sem jeito, anunciou que não ia dar pra fazer o tour. Acontece que o tour é feito por dois guias, que são atores e interpretam personagens literários famosos e um deles ficou doente e o outro disse que não dava pra fazer sozinho. As coitadas das gurias que organizaram o negócio ficaram sem saber o que fazer, pegaram um mapa e pensaram em fazer o tour de qualquer forma... resolvemos simplesmente entrar no Beehive Inn, sentar e beber alguma coisa. Tinha um pátio lá, bem legal, que eles chamam de 'beer garden'. Como era o lugar mais espaçoso, fomos todos pra lá. Foi a chance de consolidar mais alguns nomes... Connie, Dawn, Fraser, Samantha, Chantelle, Scott e Layla. Algumas observações sobre as pessoas: a maioria das gurias usa maquiagem pesadona durante o dia e é bem acima do peso, e elas são grandes, não só 'fofas', são grandes mesmo. Tô até me sentindo pequena... Os guris são todos magrinhos e nenhum é muito alto. Note-se o contraste... São pouco que têm cabelos claro ou ruivos, ao contrário do que a gente pensa, mas quase todos têm olhos claros e pequenos. Individualmente, agora: a Lorna é de Aberdeen, tem 23 anos e, segundo ela, tá no quinto ano da faculdade, porque ela não passou no TCC. Ela é muito legal, é quem mais tem conversado comigo. A Fiona formanda é uma das poucas magras da turma... ela sempre se veste de forma elegante, mas tem um piercing na língua. Não sei muito sobre ela, só que ela aparentemente organiza os eventos extraclasse. A outra Fiona, caloura, é de uma cidadezinha perto de Edimburgo, que eu não lembro agora qual é. Ela trabalha na Marks & Spencer e também é bem querida. Só é um pouco tímida. A Sarah é inglesa, tem 18 anos, mas aparenta bem mais - não só por tamanho, mas por atitude também. É bem falante e gosta de chamar a atenção, principalmente dos meninos... mas é só pra provocar, porque ela tem namorado. Ela é legal também, conversa bastante comigo. A Pamela é daqui de Edimburgo e não é das mais falantes. Só sei que ela passou as férias em Los Angeles. A Dawn é bem quietinha, não sei nada dela. A Chantelle é daqui, ela já conhecia algumas pessoas, gosta de sair e de se maquiar, é muito simpática, mas não tive chance de conversar muito com ela ainda. A Connie é estranha, ela parece que tá sempre bêbada... não sei se é só impressão. Usa roupas bem maiores que ela e geralmente com estampas ou listras... é meio visualmente poluído olhar pra ela. Também não conversei muito com ela. A Samantha é outra representante das magras. Tem 22 anos, um piercing acima da boca e vive grudada no Fraser. Ela tem namorado e ele tem namorada, mas eles andam sempre juntos. Devem ser amigos de infância. Ah, e o pai dela se chama Gary - ela tomou um fogo e ficou repetindo isso a noite toda. Ela é fã do Cristiano Ronaldo e eu ensinei pra ela a expressão "Maria-Chuteira". O Fraser, como eu disse, anda sempre com a Samantha. Ele é muito engraçado, daqueles que gosta de contar histórias e falar alto. Tem 21 anos, é daqui também e é doido por futebol. Torcedor do Rangers, combinamos de trocar camisas quando ele descobriu que eu torço pro Grêmio - sim, ele conhecia o "time que lançou o Ronaldinho Gaúcho". O Scott tem 17 anos e é mágico. É só o que eu sei. E que ele tem andado bastante com a Layla, que eu achei que era de algum país árabe, mas ela é daqui. Deve ter ascendência árabe, porque os traços dela são bem característicos daqueles povos.
Ficamos no Beehive Inn até umas 16h... a maioria do pessoal foi embora um pouco antes, alguns tinham que trabalhar, alguns foram fazer outras coisas. Resolvemos ir pra outro pub que era mais barato, o Castle Arms, pertinho do castelo. Chegamos lá e fomos pra uma salinha com poltronas e sofás. Continuamos bebendo e conversando. Aí, conheci mais alguns colegas: Kim, que tem um amigo brasileiro e já esteve em São Paulo. Disse que sabia uma frase em português: "Lambe meus peitos", que os amigos ensinaram de sacanagem e mandaram ela fazer compras no centro de São Paulo, dizendo que era só ela chegar nas lojas e falar isso pros atendentes. Gary, 25 anos, de Glasgow, poeta, já morou um tempinho na Holanda e tem uma namorada holandesa. Ele é bem legal, também, mas faz aquele tipo "conquistador"... fala suave, olhando nos olhos, bem pertinho... e faz assim com qualquer mulher que fale com ele. Pobre namorada holandesa... Depois, falei também com a Joanne, 19 anos e muito simpática. Ela é de Inverness, às margens do Loch Ness. Carol, 22 anos, bebe bastante e fala bastante. Deu em cima do Gary a noite toda, sentou no colo e até acho que levou... os dois sumiram por uma meia hora... pro desespero da Sarah (!). A Carol conversou bastante comigo, perguntou um monte de coisas sobre o Brasil. E Marc, também de Edimburgo, usa uma boina que já faz parte dele e tarado por música. Conversamos um pouco sobre música, me perguntou sobre a música brasileira e diz que conhece um pouco de música folclórica latino-americana.
Saímos do Castle Arms em torno das 18h e resolvemos dar mais uma esticada... fomos até o The Tron. E lá ficamos até as 23h! Assistimos a partida entre Manchester United e Celtic (o Celtic perdeu, 3x2), assistimos a Carol fazer de tudo pra ficar com o Gary e a Sarah ter ciúmes e assistimos a Samantha chamar o Marc de Dave a noite toda. Foi um exagero - 10 horas de bebidas - mas foi muito legal, especialmente porque eu pude socializar com meus colegas novos, conhecê-los e ser conhecida.
Saímos de lá juntos o Gary, a Carol, a Joanne, a Sarah, o Marc e eu. A Sarah pegou um táxi, o Marc foi pra casa dele que era pra outro lado e eu, o Gary, a Joanne e a Carol descemos correndo até a Princes Street pra pegar o 26. Tava uma noite super agradável, nem quente, nem fria e tinha muita gente na rua. O centro de Edimburgo é muito seguro, tem câmeras de segurança e polícia sempre. Os ônibus funcionam quase 24 horas, mas depois das 23h45, o preço dobra. Então, corremos pra pagar a tarifa mais barata. Pegamos o último ônibus que custava £1. Cheguei em casa à meia-noite e encontrei a Claire e o Gareth preocupados, porque eu não tinha falado nada sobre sair e sempre tava em casa... vou ter que arrumar um telefone logo.
Mas valeu, foi muito tri!

No comments: