Thursday, September 28, 2006

Dia 22


Teoricamente, temos uma cadeira chamada Drama Research Skills às sextas de manhã. Acontece que tem aquela tal indução de TI e da biblioteca, que era pra ter sido feita em casa, mas tava dando muito problema e muita gente não fez. Assim sendo, foi decretado que todo mundo, de todos os cursos teria que fazer as tais induções em horário de aula de alguma cadeira e a escolhida do meu curso foi essa. Mesmo já tendo feito a indução de TI em casa, eu tive que ir pra registrar presença. Fomos divididos em dois grupos, um às 10h15 e outro às 11h15. O meu era o segundo. Minha preocupação era que aquele dia eu tinha que ir na polícia de novo, pra buscar meu certificado de registro. Acontece que o departamento lá só fica aberto entre as 13h e as 15h... a tal indução era até às 12h15 e eu tinha outra aula às 15h15... e a polícia fica do outro lado da cidade! Perguntei pra vários colegas se tinha algum jeito mais rápido de ir e voltar da polícia do que ir até o centro e pegar outro ônibus, mas ninguém sabia. Bom, fui pra indução, e, por sorte, o professor de informática perguntou se alguém já tinha feito o negócio e liberou quem já tinha feito em casa. Pude sair mais cedo e atravessar a cidade tranqüila. Até cheguei um pouco antes das 13h na região do QG e deu tempo de almoçar num supermercado adjacente. Entrei no QG, fui até o departamento internacional, peguei meu certificado e consegui voltar com tempo de sobra pra faculdade. Sentei e fiquei ouvindo música até às 15h...
A cadeira que temos às sextas de tarde é meio estranha... fomos dividos em grupinhos de 6 ou 7 pessoas e cada grupo tem uma aula a cada duas semanas. É a parte mais prática do curso... quem dá aula é o Phil, ele é o técnico dos teatros e o objetivo é nos ensinar a mexer em luz, som, montar e desmontar cenário, etc. O grupo que teve aula antes do meu saiu de dentro do teatro com umas caras muito estranhas, comentando que a aula era muito esquisita. Entramos, sem saber exatamente o que esperar.
Quando o Phil chegou e começou a falar... o coitado é gago!! Ter aula em inglês, com um escocês gago é algo indescritível... E ele tava nervoso, ficava repetindo várias vezes pra si as coisas que dizia, como se tivesse tentando lembrar do que ele já tinha dito e o que ainda faltava. Bom, a primeira hora foi ele gaguejando sobre segurança no palco, algo que seria muito útil se propriamente estudado. Basicamente, ele nos falou e indicou todas as saídas do teatro, mostrou dois tipos diferentes de extintores de incêndio e disse como usá-los e mostrou como se segura uma escada. Depois disso, passamos aos equipamentos... ele pegava um parafuso, mostrava pra gente e perguntava se sabíamos o nome daquilo. E assim foi com toda a caixa de ferramentas, os pesos que sustentam o cenário e tudo o que tinha no palco. Dados os nomes aos bois, Phil convidou-nos a subir ao palco e mostrou um negocinho que usam pra fazer marcação... parece uma fita métrica, é uma corda com giz, que a gente puxa e solta e ela marca um caminho com pó de giz, sutilmente. Fomos aos bastidores, camarins, armários... depois, tivemos que buscar uns pedaçoes de cenário e montá-los, usando dobradiças e os pesos de sustentação. Essa parte até que foi legal. Usamos a escada também pra pendurar umas pernas. E, finalmente, Phil mostrou-nos a cabine de som e de luz, só pra ter uma noção porque a aula disso vai ser daqui a duas semanas. Aí, acho que vai ser mais tri. Ele falou que ele nos ensina a usar tudo porque quando temos que montar alguma performance pra universidade, nós é que temos que fazer o trabalho pesado, faz parte da avaliação também.
Depois da aula, voltei pra casa caminhando e descobri que esquilo faz barulho...
Fiquei assistindo TV e depois, fiquei no MSN até às 6h da manhã!!!

No comments: