Sunday, September 17, 2006

Dia 9


Sábado era o dia do city tour e jantar oferecidos pela Universidade pros alunos internacionais. Cheguei aos portões da universidade pouco antes das 13h, horário combinado. Conheci a Linda, de Hong Kong, e a Noor, da Jordânia. Tinha umas canadenses, umas alemãs, um francês, umas jamaicanas e dúzias de indianos! Ganhamos etiquetas pra escrever o nome e o país de origem e grudar na blusa e números pra um sorteio no final do passeio. Foram 3 ônibus saindo de Corstorphine. Primeiro, fomos até South Queensferry, uma cidadezinhazinha pertinho de Edimburgo, à beira do rio Firth of Forth (cujo nome é difícil até para os nativos pronunciarem). Lá, vimos as duas pontes que ligam as margens do rio... do outro lado, a cidade de Fife. Uma das pontes foi construída no século XIX e é pra trens somente. Diz a lenda que quando construída, perguntaram para o engenheiro repsonsável quanto tempo a ponte duraria e ele respondeu: "se bem cuidada, pra sempre!". A outra ponte, moderna, data do século XX e é para carros. E vive em constante manutenção devido ao alto tráfego, o que resultou em estudos atuais para a construção de uma terceira ponte. No rio, barcos de todos os tipos, desde simples velas até transatlânticos, passando por cargueiros. Tava um dia lindo e quente! Na margem de cá, um gurizinho de não mais que 10 anos de idade tocando gaita de fole e muita gente nos pubs da beira do rio. A guia no contou que a cidade de South Queensferry leva esse nome porque era lá que a rainha Margaret pegava a balsa pra ir viajar. Depois da parada pra fotos, voltamos aos ônibus pra passear pelas ruas extremamente apertadas da cidade, aquelas ruas medievais... em alguns momentos, achei que o ônibus não ia passar! Muito legal!
Voltamos por fora da cidade, passamos pelo aeroporto que hoje em dia faz e recebe vôos de várias partes da Europa e do mundo (só não do Brasil), não sendo mais necessário para os escoceses ir até Londres pra fazer um vôo internacional. Entramos na cidade por Corstorphine, o bairro em que eu moro e onde fica o campus central da universidade. Aí, descobrimos que Corstorphine era uma cidadezinha à parte que foi absorvida por Edimburgo e virou um bairro da capital. Passamos em frente ao zoológico, que tem como símbolo um pingüim porque, segundo a guia, os pingüins foram os animais exóticos que melhor se adaptaram à vida por aqui: cresceram, procriaram e hoje são a atração principal do zoológico.
Fomos até o Castelo. Agora posso falar mais dele... foi onde a cidade começou, muiiiiiiiiiiito tempo atrás, mais ou menos quando os romanos andaram por essas bandas. Aliás, Edimburgo, como Roma, foi contruída sobre sete morros. Num deles, uma enorme rocha vulcânica, fica o majestoso castelo. Na verdade, ele é um conjunto de várias construções e a mais antiga conservada ainda hoje data do século XIII. É uma capela. Descemos dos ônibus na rua e subimos o morro até a entrada do castelo. Parada pra fotos, apenas, não entramos lá (até porque a entrada é meio cara, mas tô sabendo que dia 23 de novembro a entrada é franca). Dali, descemos de volta aos ônibus pra ir até o outro extremo da Royal Mile - Holyroodhouse.
Antes da parada no palácio oficial, contudo, entramos no Holyrood Park - fantástico! É uma reserva natural no meio da cidade, com montanhas lindas, trilhas, lagos e tudo o mais. Subimos numa das montanhas, de onde pudemos ver o Mar do Norte e, no horizonte, a fronteira com a Inglaterra. Show!!
Na descida, paramos pra bate fotos do Palácio de Holyroodhouse e do Parlamento Escocês, cuja arquitetura contrasta absurdamente com tudo o que tem na volta. É um prédio super moderno e muito bonito também! Tem uma parede qué forrada com pedras que trazem gravados frases e pensamentos de grandes escritores e personalidades britânicos. Muito interessante!
Ah, em toda a área do Palácio, do Parlamento e do parque tem umas esculturas espalhadas... são animais esculpidos em pedra, bem bacana!
Depois dali, subimos o Calton Hill, um lugar tudo de bom pra ver o pôr-do-sol, mas os guias não recomendam que subamos lá à noite! Contudo, parece ser o lugar preferido de noivos... tinha uns 4 casamentos acontecendo lá em cima! Tem o Nelson's Monument lá, em homenagem à vitória do general na batalha de Trafalgar (eu acho). Funciona também como um ponto de referência para os barcos que vêm pelo rio, junto com um disparo de arma todos os dias pontualmente às 13h. Também em Calton Hill tem um monumento que lembra os templos romanos, mas que nunca foi terminado - segundo a guia, os escoceses foram muito pobres pra terminar, mas muito orgulhosos pra desmanchar... hehehehe. E ainda tem o observatório astronômico da cidade, que aparentemente não funciona mais ali. Mesmo assim, vale dar uma olhada nas construções. E claro, o morro oferece uma vista da cidade em 360 graus!
Descemos do morro e fomos dar um passeio breve pela cidade nova, passar pelas três ruas principais - Princes Street, George Street e Queen Street, cada uma com uma praça em cada ponta.
Depois, fomos para o Holiday Inn ao lado do zôo para desfrutar do nosso jantar... muito bom. Tinha uma sopa de tomate e coentro de entrada e um buffet muito gostoso depois, com carne, salmão, massas e saladas. Experimente o tal Yorkshire pudding, que eu não sei explicar o que é, só sei que é famoso e não tem gosto de nada. Tinha várias tortas de sobremesa! Comi uma de frutas silvestres que tava uma delícia!
E vejam só: eu, que nunca ganho nada em sorteios, ganhei uma caixinha de doce! Foi um dia muito legal!

No comments: