Friday, September 29, 2006

Dia 26


Fui pra aula de Text and Context me arrastando de manhã... a primeira hora foi a palestra da Ksenjia sobre os gregos, um pouco de história, sociedade e cultura, terminando com a biografia do Aristóteles e A Poética. Ao final da primeira hora, fomos divididos em dois grupos pra discutir as peças que tínhamos que ter lido e A Poética. Meu grupo era o primeiro. E e descobri que a maioria dos meus colegas não entendeu muito do Agamêmnom, entendeu mais ou menos a Antígona e não entendeu nada da Poética. Não rolou muita discussão, a galera tava meio tímida. Alguns começaram a falar do precoceito sexual existente nas peças, mas a Ksenjia interveio, dizendo que feminismo é um conceito contemporâneo e não podemos analisar as peças gregas sob esse olhar. E ela pareceu decepcionada ao ver que não éramos grandes debatedores...
Saímos da aula, fui almoçar e depois voltei e sentei no corredor. Quando o segundo grupo saiu, conversei com alguns colegas e eles disseram que foi a mesma coisa com o grupo deles.
Fomos até a União dos Estudantes, sentar e tomar um café antes da próxima aula, que era às 14h15.
Chegamos na aula e Nazli começou de forma semelhante à Ksenjia... falando sobre a biografia de Sófocles. Depois de uns 15 minutos, fomos ao palco. Ela dividiu-nos em grupos de cinco ou seis pessoas e pediu que pensássemos em cinco trechos marcantes da Antígona e construíssemos uma imagem de cada um, que tinha que ter um título. Escolhemos a imagem dos dois irmãos lutando; a dos dois sendo enterrados; Antígona sendo presa e sua irmã Ismene querendo ir junto; as mortes de Antígona e Haemon e a cena final, Creonte em meio aos corpos. Montamos nossas imagens, mas esquecemos dos títulos... na verdade, não deu tempo de pensar. Quando fomos apresentar, a profe pediu que falássemos o título de cada imagem antes de montá-la e meus colegas olharam pra mim. Foi minha primeirca improvisação... batizei as imagens de Two Brothers, The Burials, Sisters, The Grave e Corpses. Simples, diretos e aprovados. Fizemos um itnervalo e voltamos pra aula nos mesmos grupos. Agora, com um pouco mais de tempo, tínhamos que escolher duas páginas pra representar, duas páginas que fossem significativas pra nós. Pensamos em várias cenas e acabamos optando pelo início, quando Ismene e Antígona discutem acerca do enterro do irmão Pleicenes, proibido por lei. Mas tínhamos que dar um motivo... e desenvolvi uma argumentação teórica baseada na Poética que rendeu elogios.. não, eu não sou modesta. Com a brilhante colaboração de um dos guris, cujo nome não lembro, que disse que a cena deveria ter o mínimo de movimento possível, pois o teatro grego era assim, ganhamos o único Excellent da turma. Encerramos o dia muito felizes.
Como não temos aula às quartas, as terças foram decretadas dia oficial de festa do DTA. Eu poderia optar por jogar futebol, ir a uma sessão de cinema com a sociedade de filmes ou ir até o apartamento da Sam, minha colega. Como semana passada eu joguei futebol e fui ao encontro da sociedade e não fui na festa do curso, optei por me divertir com meus colegas dessa vez. Combinei de encontrar a Nikkii e a Joanne na recepção da faculdade, pra ir com elas, já que eu não sabia o caminho e elas tinham estado lá na semana anterior. Cheguei às 19h e esperei. Em seguida, vieram a Nikkii e a Julia. Logo, chegou a Dawn. Joanne não apareceu, então fomos as quatro peagr o ônibus.
Descemos na parada errada, caminhamos bastante (de salto... ui), até que achamos o prédio... isso que as gurias sabiam onde era, imagina se não soubessem. Chegamos lá, estavam a Sam, o Fraser, a Caroline e a Heather. Pouco depois de nós, chegaram a Connie, a Kim e a Faye, uma guria que faz o curso de Produção Teatral. Mais tarde, o Marc chegou. Ficamos lá, conversando e bebendo até a meia-noite. Aprendi um joguinho de bebum que eles fazem aqui, parecido com o dos limões... Cada pessoa na roda escolhe um "apelido", que vai ser seguido da palavra "fuck". Escolheram pra mim "Brazilian fuck". Aí, a gente começa a bater palmas num determinado ritmo e fala duas vezes o próprio "nome" e depois a frase "I want a ... fuck", com o nome de alguém da roda. A pessoa chamada então repete o procedimento. Quem errar, paga prenda. Depois, o pessoal resolveu sair pra dançar. Todo mundo muito mais pra lá do que pra cá, começamos a ter baixas no grupo... Marc resolveu ir pra casa e a Julia, a Dawn e a Heather foram buscar dinheiro no caixa eletrônico e não voltaram. Esperamos um pouco e Fraser resolveu ir até o banco e não as encontrou. Como elas sabiam qual era a danceteria que tínhamos escolhido, resolvemos ir e deixar que elas nos encontrassem lá. Fomos a uma danceteria chamada Espionage. Aparentemente, não tinha muita gente, mas as pessoas têm uma paixão por subsolos aqui... a gente olha os lugares de fora e acha que não são grandes, mas sempre tem uns três níveis pra baixo! Descemos até o último nível e tinha uma quantidade razoável de gente lá... inclusive uns carinhas bem interessantinhos. Só que meu altruísmo me impediu de tentar um intercâmbio de línguas... a Nikkii tava muito bêbada... tava se sentindo mal e queria ir embora. Ela mora na casa do estudante, na faculdade, com a Dawn, a Julia e a Caroline, que iam voltar com ela. Acontece que tínhamos perdido a Dawn e a Julia, então, a Caroline resolveu ir embora com a Nikkii. Mas no meio do caminho, encontrou um cara legal, que puxou assunto e sabe como é... Nikkii sentou num sofá e já tava quase chorando, quando eu resolvi vir pra casa com ela, já que eu moro perto da faculdade... É assim, um dia a gente toma um trago e alguém legal nos cuida, no outro dia outra pessoa toma um trago e a gente tem que ser legal...

No comments: