Sunday, September 17, 2006

Dia 5


Terça-feira foi a primeira vez que eu entrei na universidade. Tinha uma palestra pros alunos estrangeiros, ou internacionais, como eles nos chamam. Cheguei lá, entrei e fui procurar ajuda. Uma moça me informou que tinha acontecido uma palestra às 11h da manhã, já era meio-dia. Informei a moça que eu recebi uma carta dizendo que haveria outra às 14h30 e ela, não sabendo confirmar, encaminhou-me para o Departamento de Ligações Internacionais. Cheguei lá e outra moça me atendeu e confirmou minha informação. Como ainda era cedo, saí dali e fui almoçar - um sanduíche - num bar da universidade. Bem carinho, por sinal. Depois de comer, sem nada útil pra fazer, sentei numas cadeirinhas que tem à disposição no corredor e fiquei observando a diversidade da fauna universitária - e a imensa quantidade de indianos que tem nessa cidade! Resolvi ir procurar a sala onde ia ser a palestra. Complicado... vai até o fim do corredor, dobra à direita, vai até o fim do corredor, dobra à direita de novo, desce as escadas, passa as portas, dobra à esquerda e vai até o fim do corredor. O problema era achar as escadas... e depois de achar e descer e passar as portas, ter a sensação de ter chegado a um tipo de depósito, fazer o caminho inverso e perguntar de novo onde é a sala e confirmar que é lá mesmo. Fiz a manobra toda mais uma vez, passei as portas e entrei no corredor do "depósito", até achar, de fato, a sala 217. Tinha um guri sentado lá dentro. Entrei, sentei do lado dele e perguntei se era ali mesmo, e ele disse que achava que sim. Ainda indicou um relógio na parede, dizendo que faltavam ainda 40 minutos pra sessão começar. Como é desconfortável estar num lugar estranho com uma pessoa estranha e ninguém na volta. Tentei... perguntei de onde ele era, achando que podia ser de um lugar interessante. Resposta: "Seattle". Sem graça. Minha vez de responder: "Brazil". Ahhh...legal. Silêncio. Então, o estaduninse, numa tentativa de quebrar o gelo, pergunta se é verdade que existe selva no Brasil!!! Sim, é verdade... mas não tem macaco e cobra andando na rua!!! Silêncio. Enfim, entrou uma alemã na sala e saiu um pouco mais de conversa. Logo chegou o Pete, responsável pelo tal Departamento de Ligações Internacionais, e nos agraciou com chá e biscoitinhos. E notamos que o relógio da parede estava quebrado.
Chegaram mais uns poucos alunos estrangeiros e tivemos uma hora bm agradável, com informações úteis e importantes, sobre a abertura de contas em bancos, o sistema de saúde, trabalho, carreira, segurança dentro e fora da universidade... e um convite pra um city tour e um jantar no sábado, concedidos pelo próprio Departamento etc etc. Bem tri!
Saí de lá com total certeza da minha gripe e fui ao supermercado, o Tesco, agora sim pra fazer rancho. Sim, eu tinha que tomar vergonha na cara e começar a cozinhar. Comprei umas coisinhas básicas, leite, frutas, verduras, frango, massa, arroz... e vim pra casa comer e curtir um resfriado. Conheci a Eva, amiga da Claire que chegou de Dublin pra passar uns dias em Edimburgo. Bem querida, mas conversamos pouco, ela chegou tarde e eu fui pra cama em seguida pra ver se melhorava da gripe.

No comments: